※Poesia para alfabetizar ※A psicopedagoga Maria Lita da Silva Cardozo compartilha em novo livro as experiências de 26 anos em sala de aula com objetivo de auxiliar pessoas em processo de letramento
Professora da rede pública de ensino há quase três décadas e psicopedagoga clínica, Maria Lita da Silva Cardozo apresenta uma metodologia lúdica para alfabetizar crianças, adolescentes e adultos no livro Brincando de aprender a aprender brincando. A obra, toda escrita em letra bastão para facilitar o reconhecimento e a decodificação das pessoas em fase de letramento, utiliza a poesia como ferramenta de aprendizado.
Por meio dos versos, a autora trata sobre vários assuntos importantes para o cotidiano, como os direitos na infância, o prazer da leitura, o respeito aos professores, os cuidados com a higiene, a importância do amor, a conexão com os sentidos do corpo e as fases da vida. Nos 15 capítulos temáticos, também há ilustrações que se conectam com os poemas para o público, principalmente infantil, trabalhar a interpretação de imagens.
DANDO LUGAR AO ALUNO PRA EM SUJEITO TRANSFORMAR EM SUJEITO DA AÇÃO E SEU MUNDO ORGANIZAR EM QUALQUER SITUAÇÃO SABERÁ SE TRANSFORMAR (Brincando de aprender a aprender brincando, pg. 29)
A publicação contém textos iniciais que discorrem sobre a relevância da poesia e as experiências profissionais da educadora com o intuito de auxiliar outros professores e pessoas sem formação na área que estão colaborando na alfabetização de familiares. Para fundamentar estas reflexões, a autora recorre a nomes importantes como Paulo Freire e referências pessoais adquiridas durante a profissão.
O objetivo de Maria Lita da Silva Cardozo com o livro é, ainda, encorajar todos a prosseguirem com os estudos independentemente da idade. Ela explicita: “quero facilitar o processo de educação não somente de crianças, mas também de adolescentes e adultos que não conseguiram ser alfabetizados na idade certa e que, na maioria das vezes, não tiveram a oportunidade de ir para a escola. Pretendo incentivar todos a conviverem em nível de igualdade em uma sociedade letrada e tecnologicamente avançada. Monica da Costa
Enviado por Monica da Costa em 26/10/2023
|