Monica Costa

Poemas e Poesias

Textos


*Carta ao Pai - Kafka *

 

 

E preciso te contar: que sensação estranha ler uma carta que não foi escrita para você! Ao ler esse livro, senti como se tivesse invadindo a vida de outra pessoa, ao mesmo tempo que fiquei feliz pela oportunidade de entender um pouco mais sobre a mente desse autor.

 

Afinal, Carta ao pai é realmente uma carta escrita por Franz Kafka para seu pai, Hermann Kafka. (Sim! Uma carta de 100 páginas!) Ela foi escrita entre 10 e 19 de novembro de 1919, quando o autor tinha 36 anos, logo após o anúncio do seu noivado, que não agradou muito seu pai.

 

Mas apesar de ser uma carta pessoal, talvez pela habilidade de escrita do autor, também é possível enxergar o teor literário dessa obra. Kafka se expressa muito bem e acredito que ele consegue transmitir ao leitor exatamente as emoções e sensações que ele gostaria que seu pai sentisse ao ler a carta.

O mais interessante é que, em muitas passagens, Kafka também narra momentos que mostra um pai preocupado com a família, reconhecendo o que admira na vida de Hermann Kafka e como o seu exemplo, até o positivo, fazia Kafka se sentir incapaz. Foi por isso, por exemplo, que ele nunca se casou, já que não acreditava conseguir ser como o seu pai.

 

"o casamento está vedado para mim, pelo fato de que ele é precisamente o teu domínio mais próprio."

Outro detalhe importante é que depois de escrever uma carta tão profunda e cheia de detalhes, Franz Kafka não conseguiu entregar essa carta ao seu pai. Ele chegou a mostrá-la pra sua mãe, que disse que seu pai não a leria. Hermann nunca leu nenhum livro de Kafka.

 

No fim da sua vida, Kafka pediu que essa carta, assim como outras de suas obras, fossem queimadas, mas felizmente esse pedido não foi atendido e temos a oportunidade de conhecer sua escrita e genialidade.

Monica da Costa
Enviado por Monica da Costa em 23/10/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras